7499123974

Anuncie Aqui!

Estudantes e professores da UNEB Campus Senhor do Bonfim fazem manifestação pela permanência do PIBID

Cerca de 60 estudantes e professores vinculados ao curso de Licenciatura em Matemática da UNEB ( Universidade do Estado da Bahia ) participaram da manifestação que teve inicio às 08h depois de concentração em frente a Universidade.

pibid senhor do bonfim
Estudantes e professores da UNEB Campus VII em Senhor do Bonfim, realizaram uma manifestação pelas ruas do centro da cidade na manhã desta quarta-feira (24) contra os cortes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) O Programa é desenvolvido no município desde o ano de 2012, em parceria com às escolas da rede pública de ensino.
Cerca de 60 estudantes e professores vinculados ao curso de Licenciatura em Matemática da UNEB ( Universidade do Estado da Bahia ) participaram da manifestação que teve inicio às 08h depois de concentração em frente a Universidade. De forma pacífica os manifestantes fecharam por alguns minutos a BR 407, e em seguida se dirigiram para o centro da cidade em passeata portando cartazes, panfletos e apitos para chamar a atenção em prol da reivindicação. Os participantes se posicionavam na frente dos semáforos quando se fechavam para os motoristas da Avenida Barão de Cotegipe e não chegaram a atrapalhar o trânsito.
pibid senhor do bonfim.4.des
A preocupação dos manifestantes é com a possível extinção do programa durante os próximos meses. Porque de acordo com a carta da Capes determina o desligamento de todos os bolsistas com 24 meses de atuação no programa, sem direito a substituição, anunciado pelo MEC por meio do Ofício 2/2016-CGV/DED/CAPES, datado em 16 de fevereiro de 2016, demonstra a tendência do ministério em desativar o programa, assim, mais de 45 mil bolsas serão desligadas no próximo mês.
“Um programa como o Pibid é de extrema importância para a nossa formação, uma vez que o mesmo nos insere em salas de aula, permitindo que possamos observar a cada dia a realidade e praticarmos intervenções que venham atrair os alunos, facilitando o aprendizado, e a partir daí desenvolvermos novos pensamentos e metodologias que utilizaremos futuramente.” Destaca o estudante Cleison Ferreira.
pibid senhor do bonfim.3
Para a professora Margarenei, bolsista de supervisão do Colégio Estadual Júlio César Salgado, o PIBID está sendo ameaçado de corte, sendo um programa de suma importância para a manutenção e revigoramento da educação.” Ainda hoje aconteceu em Brasília, uma audiência para tratar dessa situação”. Afirmou a professora.
Os manifestantes esperam com a ação que acontece em nível nacional, que os governantes, Capes e Ministério da Educação possam se sensibilizar com um programa que tem dado muito certo.O Pibid é promovido pelo Ministério da Educação, através da Fundação Capes e desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES).
Na cidade de Senhor do Bonfim, além da UNEB, a Univasf e IF tem projetos no programa.
Redação CN * informações de Lucas Pablo

Postar um comentário

0 Comentários