7499123974

Anuncie Aqui!

Itiúba: Felicidade e milagre da vida, Açude sangra e traz alegria para o sertão

AÇUDE
Finalmente o Açude Público de Jacurici, em Itiúba, começa a sangrar, agora é comemorar!
O Açude Público de Jacurici, é sem dúvida o segundo maior Açude da Bahia, ficando numa área controlada pelo DNOCS, no Distrito de Rômulo Campos, no município de Itiúba, no centro norte da Bahia. E grande foi a expectativa do povo itiubense, em torno da crise hídrica que se abatia na cidade, inclusive com a Embasa soltando água, salobra, de 15 em 15 dias. Mas, finalmente com as águas, não de março, mas sim de janeiro, como previu nosso colaborador e ativista Aroldo Pinto, o Açude está sangrando, para alegria de todos.
Com certeza houve prejuízos, mas nada como a alegria de afastar o fantasma da seca, ainda bem que não houve óbitos em Rômulo Campos, Piaus, Morcego e Taquari, também não houve em Picos, apesar de ter suas casas invadidas pelas águas, que causou apenas prejuízos de ordem material.
9149977d-2f40-429a-9ea7-dfa81a161b23
Agora é unir o povo e juntar os cacos, no intuito de ajudar as pessoas prejudicadas, e erguer a cabeça, no sentido de aproveitar um município cada vez mais verde, com muita água para tentar levar os turistas de volta para Itiúba. Uma cidade cercada por serras, de um povo bom e hospitaleiro. A felicidade agora ficou completa, pois além da barragem de Ponto Novo que transborda, agora nosso Açude Público de Jacurici, o dito apelidado Açude da Camandaroba. A comunidade de Pescadores agradece, de toda a região do entrono do Açude, e a Bahia fica toda na torcida por dias melhores para os itiubenses.
A população vivia momentos de crises, em se tratando de água nas torneiras. O banho passou a ser regrado, roupa para ser lavada ficava cada vez mais difícil, carro nem pensar. Várias vezes, após o ano de 2004, há mais de uma década, quando Açude pegou um bom volume de água, os itiubenses amargavam uma grave seca. Agora a situação é outra bem diferente, e conforme já havia dito, se melhorar estraga.
açude transborda
Pronto, a marquinha da seca é coberta pelas águas, anunciando dias de prosperidade
Para quem conhece o Povoado de Piaus, às margens do Açude Jacurici, fica sem acreditar que as águas está na antiga churrascaria de nossa saudosa Ângela. Muito peixe deliciosos, fritos, pirão de peixe, comemos neste lugar. Imaginar que as águas estava há mais de um Km deste lugar. Veja abaixo imagens que agora traz muita felicidade para o povo de Piaus, em Itiúba:
PIAUS AÇUDE ENCHE
AÇUDE PIAUS2
Fonte: portalbahianamidia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários