A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (25), em Queimadas, na região sisaleira da Bahia, uma operação com o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão para apurar supostas irregularidades na contratação de empresa para realização de serviços laboratoriais, vinculada ao próprio prefeito do município, André Andrade (PT), com utilização de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Polícia Federal, a investigação detectou que a Prefeitura de Queimadas realizou procedimento de Inexigibilidade de Licitação, em 2018, para contratação de empresa para a prestação de serviços laboratoriais, sendo escolhida empresa pertencente a uma pessoa ligada ao prefeito.
A polícia disse ter apurado que o prefeito já era proprietário de um laboratório de análises clínicas na cidade, e durante o seu mandato, teria contratado empresa de fachada em nome de um intermediário, sendo que os serviços laboratoriais eram aparentemente prestados pela própria empresa do gestor, pelo menos desde 2018.
A PF informou ainda que, no inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar as irregularidades, os gestores municipais se recusaram a fornecer cópia dos procedimentos licitatórios investigados, apesar de devidamente notificados para apresentar a documentação.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. De acordo com a Polícia Federal, os investigados vão responder pelos crimes de responsabilidade de prefeito, fraude a licitação, além de desobediência e corrupção passiva.
Notícias de Santaluz
0 Comentários