A Ferbasa vem adotando, desde o início da pandemia (março), um rígido protocolo de prevenção da COVID-19, direcionado a preservar a integridade física e mental, assim como a qualidade de vida dos seus colaboradores. As ações realizadas, que inclusive antecederam os decretos dos órgãos públicos oficiais sobre o tema, incluem um rigoroso protocolo médico que busca prioritariamente salvaguardar a saúde dos colaboradores diretos e indiretos, bem como enfrentar o cenário de pandemia, buscando garantir os empregos, apoiando a comunidade local e auxiliando o poder público na importante tarefa de proteger a economia dos municípios onde atua.
Nesse sentido, ainda em março, o
grupo empresarial iniciou a adoção das seguintes medidas:
- Teletrabalho para funções
administrativas;
- Afastamento dos colaboradores com
mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas previamente
identificadas pelo Serviço Médico do grupo, sem nenhuma perda de salários ou
benefícios;
- Afastamento imediato dos
colaboradores que apresentem sintomas gripais, mal estar ou dores no corpo.
Essas pessoas seguem em quarentena por no mínimo 14 dias, sem perda de nenhum
benefício e contando com avaliação constante realizada pelo Serviço Médico;
- Aferição de temperatura em ônibus
e nas portarias das unidades, além da triagem de sintomas;
- Obrigatoriedade do uso da máscara
em todos os ambientes das empresas, sendo as máscaras confeccionadas por costureiras
da comunidade, em alinhamento com as ações de responsabilidade social da
empresa, voltadas à geração de renda;
- Orientação massiva para a higiene
das mãos e disponibilização de álcool gel nas áreas comuns;
- Intensificação da higienização de
áreas administrativas e operacionais com produtos para desinfecção recomendados
pelos órgãos de vigilância sanitária;
- Ampliação da assepsia de
maçanetas, corrimãos, botoeiras e aparelhos de ar condicionados, veículos e
equipamentos de transporte de colaboradores diretos e indiretos da Companhia;
- Apoio às prefeituras e
comunidades para desinfecção de vias públicas;
- Sinalização do distanciamento
social mínimo exigido em refeitórios, vestiários, salas de lanches e áreas de
grande circulação, com orientações e fiscalização constante da Patrulha da
Saúde;
- Escalonamento de pessoal e de
transportes, com sinalização do distanciamento mínimo exigido, como forma de
evitar aglomerações nos horários de entradas e saídas;
- Restrição de uso de ambiente,
como áreas de descanso e auditório;
- Campanhas informativas de
prevenção, diárias e semanais;
- Plano de apoio às comunidades,
com doações de alimentos, itens de higiene, material hospitalar e respiradores.
Ao todo, a empresa já distribuiu equipamentos hospitalares que perfazem um
orçamento de R$ 300 mil, cerca de 140 toneladas de alimentos, atomizadores e
pulverizadores para sanitização de áreas públicas dos municípios assistidos e 2
respiradores para o Governo do Estado da Bahia, além da participação como
cotista na entrega de mais um respirador;
- Para ampliar a atenção aos
colaboradores e seus familiares, foi criado um canal de atendimento direto para
o Serviço Médico. Ao ligar de forma gratuita e sigilosa para o 0800 071 8700,
qualquer pessoa pode falar com os profissionais da área médica, esclarecer
dúvida, informar sintomas e receber orientações;
- Diversas outras ações internas,
como suspensão de viagens, de reuniões presenciais, eventos e treinamentos,
antecipação da campanha de vacinação contra a gripe e disponibilização de
aplicativo para acolhimento emocional intensificam os cuidados com a prevenção
da COVID-19;
O Serviço Médico da Ferbasa segue
um protocolo de realização dos testes para diagnóstico da COVID-19 que
priorizou, inicialmente, o público com sintomas e em quarentena, incluindo os
colaboradores que tiveram contato com pessoas contaminadas.
Para apoiar a sociedade, foi
realizada a doação 120 testes para Andorinha e 120 para Campo Formoso. Está
prevista a ampliação dessa ação, com a compra de mais um lote de testes.
Prezando pela transparência das
informações e pela preocupação imediata com o bem-estar dos colaboradores e do
público em geral das comunidades do nosso entorno, desde que foi iniciada a
testagem são divulgados boletins semanais com o registro de todos os casos
ativos, recuperados e negativados. Esses dados são encaminhados também para a
Vigilância Epidemiológica dos municípios para controle por parte dos órgãos de
saúde correspondentes.
Todos os colaboradores têm acesso
às informações sobre prevenção, importância do uso da máscara e do distanciamento
social dentro e fora da empresa. Mas os cuidados não se limitam à orientação. O
grupo da “Patrulha da Saúde” faz abordagens educativas dentro e fora da
empresa, nos pontos dos ônibus, nas entradas das unidades, nos refeitórios e
corredores, sinalizando desvios e reforçando as mensagens divulgadas pelas
campanhas.
A Companhia busca, dia após dia,
progredir com as ações protetivas, de forma a garantir a sobrevivência da
empresa e a manutenção dos empregos nesse momento tão complexo e, consequentemente,
no futuro. Para tanto, contratou um infectologista que avalia de forma crítica
e minuciosa todas as medidas adotadas, apontando oportunidades de melhorias,
que são imediatamente implementadas.
Os incansáveis esforços são
empregados para combater a pandemia da COVID-19, esse inimigo que assola todo o
planeta, protegendo as VIDAS, objetivo mais nobre da Ferbasa.
Posto para triagem
na rodovia para controle de sintomas e higienização de veículos.
Patrulha da Saúde em ação educativa
Aferição de temperatura de todas as pessoas que ingressam na empresa.
O distanciamento social é uma das medidas protetivas, com demarcação no solo, fechamento de espaços de uso comum e limitação de quantidade de pessoas por ambiente.
Escalonamento de colaboradores nos refeitórios e transportes como medida de distanciamento
Ampliação e adequação das estruturas de higienização, inclusive as destinadas aos caminhoneiros.
A higienização foi intensificada em toda a empresa, utilizando equipamentos e produtos indicados pelos órgãos sanitários.
A higienização também é realizada em vias públicas de Andorinha, como apoio à comunidade local para a prevenção da COVID-19.
Doações de cestas básicas e itens de higiene como apoio às comunidades para o enfrentamento da pandemia.
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