7499123974

Anuncie Aqui!

Estudante baiana desenvolve protótipo de aviário automatizado para ajudar na agricultura

Projeto criado na cidade de Pindobaçu, no norte do estado, busca otimizar rotina de funcionários que realizam trabalhos manuais.



Uma estudante do município de Pindobaçu, no norte da Bahia, desenvolveu um protótipo de aviário automatizado para facilitar a vida de trabalhadores do semiárido baiano, especialmente na criação de aves e produção de ovos.
Adriana Nascimento, estuda Ciência da Computação no Instituto Federal Baiano (IF Baiano), no município de Senhor do Bonfim. Ela fez o protótipo do viveiro com auxílio de um professor, José Honorato Nunes, e um colega de curso, Javam Oliveira.
"A ideia surgiu a partir de um projeto de pesquisa, cujo objetivo era fazer um estudo sobre a robótica educacional e voltados para o contexto do semiárido baiano", explica a estudante.

A estudante conta que o principal objetivo do projeto foi arquitetar um protótipo de baixo custo para o aviário do instituto onde estuda. Atualmente a equipe busca recursos para implementar a ideia no aviário local.
Os preços dos protótipos, segundo ela, variam de acordo com o tamanho de aviário construído.
Entre as possibilidades do viveiro automático, está o controle do microclima do ambiente, a monitoração da umidade interna e ainda a verificação do estado das cortinas do local. O equipamento possibilita que o controlador defina se os animais precisam de mais acesso ao sol ou de mais sombra.
De acordo com a pesquisadora, o calor excessivo é umas principais causas de morte das aves, por isso controlar esses aspectos é tão importante.

Adriana Nascimento criou um protótipo de aviário automatizado para ajudar na agricultura
Sobre o desenvolvimento do projeto, a pesquisadora contou com o auxílio de professores de zootecnia para definir parâmetros de qualidade que normalmente são avaliados de forma analógica: temperatura interna, posição dos ventilados e abertura e fechamento de janelas. Tudo isso foi automatizado utilizando um microcontrolador Arduino, um pequeno computador de baixo custo com poder de processamento e de fácil utilização.
Uma das vantagens do projeto é que com a melhoria da condições dos ambientes onde vivem as aves, a produção de ovos aumenta. Além disso, com a automatização, a necessidade constante de avaliar as especificações citadas é reduzida. Assim, o volume de funções do trabalhador do campo é aliviado.
A pesquisadora ressalta ainda que uma outra questão importante é que "a automação do aviário com baixo custo é muito relevante para nossa região, já que os pequenos criadores de galinhas geralmente não possuem recursos para investir em tecnologia". Desta forma, o projeto visa ajudar uma cadeia produtiva na região do semiárido, onde a maioria das atividades ainda são realizadas de forma manual.


Protótipo do aviário automatizado


Postar um comentário

0 Comentários