Fundação José Carvalho

Fundação José Carvalho

Bahia Rural Contemporânea é destaque na 29ª Fenagro e começa neste sábado (26)


Toda a diversidade e riqueza produtiva e cultural dos Territórios de Identidade da Bahia estarão presentes na primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, que abriga a VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES). O evento, realizado simultaneamente com a 29ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), começa neste sábado (26) e vai até o dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.

Durante os nove dias, os visitantes da FEBAFES poderão degustar, comprar e conhecer produtos já conhecidos do público como cerveja de umbu, licuri caramelizado, linguiça de tilápia,  além de novidades como chocolates especiais, geleia de maracujá do mato, barrinhas de cereais com sabores exóticos, massas prontas para bolos, néctar de frutas, morangos in natura, entre outros. 

Serão 150 expositores e mais de 3 mil produtos de cooperativas e associações de todo o estado. A Feira contará com Praça dos Povos e Comunidades Tradicionais, Feira Verde, Espaço Arte (com produção de cerâmica e pintura) e Espaço Cultura. Tudo organizado por Territórios de Identidade do estado, onde serão apresentados produtos da economia local, cultura, culinária e belezas naturais.

Outro destaque será o Quiosque Chocolates da Bahia, que estará comercializando mais de 20 marcas de chocolates de origem da região cacaueira do estado. 
Cervejaria Artesanal de Umbu

Uma das novidades do Bahia Rural Contemporânea será a Feira Tecnológica da Agroindústria Familiar, que terá como destaque a Cervejaria Artesanal de Umbu, onde os visitantes terão a oportunidade de adquirir, degustar e conhecer o processo de produção artesanal da Saison Umbu, cerveja de umbu da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, semiárido baiano.  

Na Feira Tecnológica também serão apresentadas a máquina quebradeira do licuri, que facilita e dinamiza a produção das amêndoas através da quebra do côco, pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), e o dessanilizador, tecnologia para a retirada de sal da água, a partir das sementes de umbu, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outras experiências.  



Gastronomia dos territórios
O Bahia Rural Contemporânea trará ainda o 1º Salão dos Territórios de Identidade da Bahia com a Praça Gastronômica, composta por 16 estandes para comercialização de iguarias de diferentes territórios do estado. Do Recôncavo, a maniçoba e as ostras, do Sertão do São Francisco, pratos à base de bode e a famosa linguiça de tilápia, do Velho Chico, moquecas de peixe, e do Baixo Sul, frutos do mar. Estarão disponíveis ainda pratos derivados da mandioca e do milho.  Na Praça está prevista uma programação cultural, com atrações que traduzem toda a riqueza do universo do interior baiano.

Bahia Rural Contemporânea
O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), organizado em uma área de cinco mil metros quadrados, com o objetivo de promover, divulgar e comercializar os produtos de empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária. Também é um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas e seminários, com uma extensa programação.  


--
Karoline Meira
Assessoria de Comunicação - Tel.: (71) 3115-3954/8736-8425 (tim)/9627-8571(vivo)

Postar um comentário

0 Comentários