7499123974

Anuncie Aqui!

Duas baleias são achadas mortas no litoral da BA no intervalo de 48 horas

Carcaças foram encontradas no litoral norte e sul do município de Ilhéus.
Não há informações sobre o que teria causado a morte dos animais.

Baleia encontrada morta no litoral norte de Ilhéus, na Bahia (Foto: Winnie Santos Silva)
Baleia encontrada morta no litoral norte de Ilhéus, na Bahia (Foto: Winnie Santos Silva)


Duas baleias foram encontradas mortas no litoral do município de Ilhéus, no sul da Bahia, em um intervalo de dois dias. O primeiro animal foi achado por surfistas no sábado (13), na Praia de São Domingos, na parte norte da cidade. De acordo com as informações passadas nesta terça-feira (16), pela pesquisadora Winnie Santos Silva, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (Gpmai), havia um pedaço de linha de nylon, comumente utilizada para pesca, na cauda do mamífero e o corpo dele tinha marcas que pareciam ser de rede.
Baleia encontrada morta no litoral norte de Ilhéus, na Bahia (Foto: Winnie Santos Silva)Havia linha de pesca na cauda da baleia
encontrada no norte de Ilhéus
(Foto: Winnie Santos Silva)
A pesquisadora, que foi chamada pelos surfistas logo após a aparição da carcaça da baleia, contou que, apesar dos indícios de ferimentos causados por equipamentos de pesca, não houve como precisar a causa da morte do animal.
Segundo ela, o mamífero era um filhote da espécie jubarte e tinha três metros de comprimento.
Ainda conforme Winnie Santos, a segunda baleia foi encontrada por outra pesquisadora do Gpmai na segunda-feira (15), na Praia de Olivença, litoral sul do município. Segundo ela, o animal, da espécie cachalote, estava em estado avançado de decomposição e boiava no mar. Pelo tamanho do crânio do mamífero, o grupo acredita que seja a carcaça de um animal adulto. Não se sabe se há relação entre as mortes das duas baleias.
Até a noite da segunda-feira, os corpos dos dois animais permaneciam nos locais onde foram encontrados, informou a pesquisadora. Segundo ela, a remoção das carcaças é de responsabilidade da prefeitura da cidade. O G1 tentou falar com a Prefeitura de Ilhéus, mas, até a publicação desta reportagem não conseguiu.
De acordo com a pesquisadora Winnie Santos, é comum a presença de baleias na região durante esse período, pois elas migram à procura de águas mais quentes para a reprodução. A pesquisadora relatou que, ultimamente, tem sido grande a ocorrência de animais marinhos, como tartarugas, sendo encontrados mortos na localidade.
Baleia encontrada morta no litoral sul de Ilhéus, na Bahia (Foto: Ceci Seminara)Baleia dois dias após ser encontrada no litoral norte de Ilhéus (Foto: Ceci Seminara)
Baleia encontrada com marcas de rede no litoral norte de Ilhéus, na Bahia (Foto: Winnie Santos Silva)Baleia encontrada com marcas de rede no litoral norte de Ilhéus, na Bahia (Foto: Winnie Santos Silva)
Baleia encontrada morta no litoral sul de Ilhéus, na Bahia (Foto: Ceci Seminara)Baleia encontrada no litoral sul de Ilhéus, na Bahia (Foto: Ceci Seminara)
Baleia encontrada morta no litoral sul de Ilhéus, na Bahia (Foto: Ceci Seminara)Corpo do animal da região sul estava em estava boiando no mar (Foto: Ceci Seminara)do g1 - BA

Postar um comentário

0 Comentários