7499123974

Anuncie Aqui!

Torres de condomínio de luxo no ES são esvaziadas após desabamento

Quatro pessoas ficaram feridas e um porteiro está desaparecido.
Drone mostra o estrago na área que fica na Enseada do Suá, em Vitória.

Área de lazer de prédio desaba na Enseada do Sua (Foto: Secundo Rezende/ G1)Área de lazer de prédio desaba na Enseada do Sua (Foto: Secundo Rezende/ G1)
As torres do condomínio de luxo Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória, foram esvaziadas após toda a área de lazer desabar, na manhã desta terça-feira (19). Quatro pessoas ficaram feridas e um porteiro está desaparecido. O desabamento aconteceu por volta de 3h.
O condomínio tem três edifícios, cada um com 29 andares. Ao todo, são 166 apartamentos. A suspeita é de que tenha acontecido uma explosão de gás.
Imagens de drone mostram a destruição na área onde tinha piscinas, duas portarias, salões de festas e uma academia. O teto da garagem subterrânea cedeu e toda a estrutura caiu sobre os carros que estavam na garagem.
Antes e depois da área de lazer do Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória (Foto: Reprodução/ Whatsapp)Antes e depois da área de lazer do Grand Parc Residencial Resort, na Enseada do Suá, em Vitória (Foto: Reprodução/ Whatsapp)
Linha do tempo do desabamento
- Por volta das 3h, porteiros escutaram estalos no prédio e chamaram o síndico, que desceu para ver o que acontecia no local. Em seguida, toda a estrutura da área de lazer desabou.
Desabamento em prédio aconteceu na madrugada desta terça-feira (19), em Vitória (Foto: Reprodução/ Whatsapp)Desabamento em prédio aconteceu na madrugada
(Foto: Reprodução/ Whatsapp)
- O síndico e os dois funcionários ficaram feridos, mas conseguiram sair da área sozinhos. Eles chamaram o Corpo de Bombeiros, porque outros dois porteiros continuavam nos escombros.
- Os bombeiros chegaram e conseguiram socorrer um dos feridos. O outro continuava desaparecido.
- Cães farejadores começaram a ajudar nas buscas pelo homem. Eles buscaram em toda a área próxima à guarita onde o porteiro ficava, mas não conseguiram encontrá-lo.
- Uma outra equipe de bombeiros começou a retirar os moradores dos 166 apartamentos do Residencial Grand Parc. 
Prédio desabou em Vitória (Foto: Victoria Varejão/ G1)Prédio desabou em Vitória
(Foto: Victoria Varejão/ G1)
- A Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, onde fica o prédio, teve o trecho em frente à Praça do Papa interditado completamente no sentido Praia do Canto - Centro e o sentido contrário interditado parcialmente.
- Horas depois, às 6h, a movimentação continuava intensa no local. Os moradores aguardavam informações para a retirada das coisas que ainda estavam nos apartamentos,
- Por volta das 8h20, os últimos moradores que ainda estavam no prédio deixaram o apartamento. O casal de idosos estava dormindo e não havia percebido o desabamento.
- Às 9h30, a irmã do porteiro desaparecido chegou no local. Ela estava dentro do carro do Corpo de Bombeiros, aguardando mais informações sobre a busca do irmão. Ela não quis falar com a imprensa.
- Por volta das 9h40, a moradora Alzira Araújo, esposa do pastor Oliveira de Araújo, disse ao G1 que os moradores se reuniram em um hotel ao lado do condomínio para falar de segurança. Ela contou também que desceu 19 andares de escada, com o marido que fez um transplante de pulmão, em 2008. Assista ao vídeo.
- Às 9h50, a Prefeitura de Vitória explicou que a Comissão Permanente de Vistoria da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade foi acionada para avaliar das causas do acidente.
- Às 9h54, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espirito Santo disse que os documentos da obra estão todos corretos.
- Às 10h05, o secretário de Segurança André Garcia falou que as primeiras intervenções foram feitas no local e que engenheiros da Defesa Civil, prefeitura, governo do estado e Crea estão avaliando as estruturas do condomínio.
- Às 10h40, a construtora Cyrella, responsável pelo Grand Parc, disse que as empresas Incortel Incorporações e Construções Ltda, que realizaram a obra, estão colaborando com as autoridades locais para apurar as causas do desabamento.
- Às 11h20, os bombeiros liberaram a entrada de dois moradores por vez para retirarem os pertences. A decisão veio após uma avaliação da estrutura das torres. Eles ainda não podem ficar no local.
Área de lazer de prédio desaba na Enseada do Sua (Foto: Secundo Rezende/ TV Gazeta)Área de lazer de prédio desaba na Enseada do Sua (Foto: Secundo Rezende/ TV Gazeta)
Área de lazer de prédio desaba na Enseada do Sua (Foto: Secundo Rezende/ TV Gazeta)Área de lazer de prédio desaba na Enseada do Sua (Foto: Secundo Rezende/ TV Gazeta)
  •  
Idosa foi socorrida e retirada do prédio em que área de lazer desabou em Vitória (Foto: Victoria Varejão/ G1)Idosa foi socorrida e retirada do prédio em que área de lazer desabou em Vitória (Foto: Victoria Varejão/ G1) Do G1 ES

Postar um comentário

0 Comentários