Carvalho morreu nesta quarta-feira (21) de causas naturais.
|
Histórico

Fonte: http://www.fjc.org.br/unidade.php?id=31
A FERBASA iniciou suas atividades no município de Campo Formoso (BA), no ramo de mineração, em 23 de fevereiro de 1961, fundada pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, com o objetivo de produzir minério de cromo para o abastecimento da indústria nacional.
Em 21 de julho de 1963, entrava em operação o parque industrial metalúrgico da FERBASA, na cidade de Pojuca (BA). A fábrica foi inaugurada com capacidade instalada de 7,5 MVA, para produzir ferro cromo alto carbono e outros tipos de ligas. Atualmente, a capacidade instalada é de cerca de 264 MVA, para produzir as ligas de Ferro Cromo Alto Carbono, Ferro Cromo Baixo Carbono, Ferro Silício Cromo, Ferro Silício 75 e o Ferro Silício Especial.
Em 1975, José Carvalho achou que era chegado o momento de tornar realidade o grande sonho de sua vida, retribuindo o benefício social que ele obtivera ao receber bolsas de estudo que lhe permitiram cursar ensino da melhor qualidade, do primário à universidade. Cria e institui, então, a Fundação José Carvalho (FJC), entidade sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado, tendo por objetivos primordiais proporcionar educação de qualidade e prestar assistência técnico-pedagógica e social a crianças e jovens carentes.
Para garantir a sobrevivência e a saúde financeira da FJC, em 1975, José Carvalho doou à Fundação 94% das ações ordinárias que detinha da FERBASA. Contrariando a regra geral (as empresas doam às fundações parte do seu lucro anual), ele transformou a FJC em acionista majoritária da FERBASA, abrindo mão de grande parte dos seus bens.
A Entidade mantém, diretamente, 6 unidades escolares e oferece orientação técnico-pedagógica, mediante convênios, a 2 estabelecimentos de ensino localizados um na Bahia e outro, em Pernambuco. Além disso, investiu, com a VITAE, em 2 Centros de Educação Complementar, em Pojuca (BA) e em Feira de Santana (BA); e, com recursos próprios, na revitalização de 2 escolas agrotécnicas, em Feira de Santana (BA) e em Amargosa (BA). Desde sua criação, a Fundação José Carvalho já educou e formou milhares de jovens, recrutados, na infância ou na adolescência, entre famílias carentes. Atualmente, 6.888 crianças são beneficiadas e educadas dentro de padrões de alta qualidade, reconhecidos por instituições e autoridades especializadas.
Hoje, a Fundação pode se orgulhar de cumprir integralmente os nobres objetivos que nortearam a sua criação.
Fonte: http://www.fjc.org.br/unidade.php?id=31
0 Comentários