Caros leitores, resgato artigo que o Expresso divulgou em 2013, no qual o empresário e filantropo José Carvalho, criador da Ferbasa e da Fundação José Carvalho, foi tema da Exame, revista especializada em negócios, na coluna “Cabeça de Líder”, de 2013, como exemplo de liderança mundial. Veja abaixo a reportagem da Exame, assinada por José Luiz Tejon Merrido. As fotos foram adicionadas pelo Expresso.
Líder baiano, exemplo para o mundo
Procuramos exemplos de nobres e grandes líderes mundo afora. Mas, se prestarmos atenção, veremos que eles são mais abundantes do que nossa escassez mediática permite ver ou acreditar. Sempre pergunto nas aulas de MBA em Liderança: conhecem Hitler? Unanimemente todos levantam a mão. Em seguida pergunto: conhecem Norman Borlaug? Raramente alguém levanta a mão.
O primeiro, um louco nazifascista responsável pela morte de milhões. O segundo, um agrônomo prêmio Nobel da Paz, por ter contribuído decisivamente para a diminuição da fome no mundo, foi o pai da revolução verde no pós-guerra. Dessa forma, encontrei na Bahia, um grande líder: José Carvalho. Ou melhor, como sempre no caso de grandes líderes, encontrei a obra saudável e vencedora do tempo, criada por José Carvalho: a fundação com seu nome.
Este líder, em fevereiro de 1961, criava em Campo Formoso, no interior da Bahia, a FERBASA, uma mineradora para produzir minério de cromo. Em 1963, fazia funcionar um parque industrial metalúrgico na cidade de Pojuca, para produzir ferrocromo, alto carbono, e outros derivados. Ao chegar em 1975, José Carvalho decidiu tornar o sonho em realidade, e dar de volta à sociedade mais do que havia recebido dela, com as bolsas de estudo que permitiram seus estudos de engenheiro.
Este exemplo de líder empresarial, não apenas criou a Fundação José Carvalho, que atende 6.888 crianças dentro de padrões de ensino reconhecidos como de alta qualidade, como também doou para a fundação 94% das ações ordinárias que detinha na FERBASA. Abriu mão de grande parte dos seus bens, transformando a fundação na acionista majoritária da indústria.
A gestão da empresa está profissionalizada e a fundação da mesma forma. Apenas uma neta de José Carvalho trabalha na empresa que tem um CEO contratado. Hoje José Carvalho, com mais de 80 anos, sofre de Alzheimer, e talvez não compreenda mais tudo o que o envolve. Posso dizer, ele não só compreende como curtiu tudo isso muito antes de todos, pois imaginou, criou e realizou primeiro do que todo mundo.
Estive fazendo uma palestra para todos os educadores da fundação, conheci seus dirigentes, e me impressionei com todos, inclusive com o Márcio, o motorista que foi me buscar no aeroporto de Salvador. Falava com amor e com profundidade da empresa, da fundação e do quão especial é o senhor José Carvalho. Quando o motorista faz isso com paixão e conteúdo, temos o sinal maior da impressionante saúde existente no ambiente.
Um bom baiano nascido em Minas, grande exemplo para o mundo e para todos nós, na escassez de pontos de atenção evolutivos, competentes e generosamente humanos. Viva Bahia!
Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário