ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

Produtores participam de capacitação durante a 28ª Expo Bonfim

Por Tamara Leal
Na 28ª Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim (Expo Bonfim), os 250 produtores rurais que integram oito caravanas organizadas pelo Sebrae terão a oportunidade de participar de oficinas de capacitação e trocar experiências. O evento está previsto entre os dias 28 e 31 de maio, no Parque de Exposição Doutor Aníbal Gonçalves, em Senhor do Bonfim, Centro Norte do Estado.Atendidos pelo Projeto Viver Bem no Semiárido, os produtores estarão participando gratuitamente de um ciclo de três oficinas dinâmicas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), nos dias 29 e 30 de maio. Das 9h às 11h e das 16h às 18h, serão realizadas as dinâmicas de Caprinovinocultura: controle de famacha, casqueamento, seleção de reprodutores, cronologia; Cultivo de Palma: sistema de cultivo, seleção de raquetes, plantio, tratos culturais, e Bovinocultura de Leite: pré e pós-dipping, higiene de ordenha (Balde Embrapa) / mastite, avaliação fenotípica funcional para produção de leite. No dia 30, das 10h às 12h, também acontece a palestra “Adequação Ambiental da Propriedade Rural – CEFIR (CAR – Cadastro Ambiental Rural)”.As caravanas contemplam produtores dos municípios de Andorinha, Caém, Campo Formoso, Filadélfia, Baixa Grande, Mairi, Mundo Novo, Piritiba, Tapiramutá, Miguel Calmon, Mirangaba e Jacobina.Durante a 28ª Expo Bonfim também ocorre a 2ª Feira de Negócios. Os eventos são realizados pelo Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim (Sindprorural) e a Associação de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (Acoosb), e conta com o apoio do Sebrae. O objetivo dos organizadores é fortalecer o agronegócio regional para que seja moderno, rentável e sustentável.Para o gestor do Sebrae, Valdemir Cavalcante de Matos, que atende o Programa Viver Bem no Semiárido na regional, a participação dos produtores em eventos como a Expo Bonfim permite, além da capacitação em temas específicos, a interação entre os grupos, a troca de experiências, a ampliação da rede de contatos, o estreitamento das relações com as instituições parceiras e a possibilidade de fechar negócios.
Viver Bem no SemiáridoO programa Viver Bem no Semiárido, desenvolvido por meio da parceria Sebrae, Senar e sindicatos rurais, tem como objetivo proporcionar a produtores rurais, das atividades da bovinocultura de leite e da caprinocultura de corte, informações, conhecimento, assistência técnica e acesso à inovação tecnológica. Através do lucro com estas atividades, é possível melhorar a qualidade de vida para os produtores e suas famílias.
No Sebrae Jacobina, o programa atende a 13 municípios, sendo 11 deles com a atividade da bovinocultura de leite e dois com a caprinocultura de corte.Mais informações podem ser obtidas no Ponto de Atendimento do Sebrae de Jacobina, na Avenida Pedro Lago, Centro da cidade.tel. (74) 3621-4342. E no P.A do Senhor do Bonfim, na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro. Telefone: (74) 3541-3046.

Nenhum comentário:

Postar um comentário