Único jogador a disputar todas as edições da LNF, Falcão mira o 10º título
Recordista de participações na maior competição do futsal nacional, ala se prepara para disputar o campeonato pela 20ª vez: "Estou muito feliz por estar aqui jogando"
Falou em Liga Nacional de Futsal falou em Falcão. Aos 37 anos, o camisa 12 do Sorocaba é o único jogador a ter participado de todas as edições da competição. Prestes a disputar a sua 20ª LNF, o melhor jogador de todos os tempos apontou seis equipes como favoritas ao título da temporada. Maior vencedor da Liga, com nove conquistas, o ala demonstrou felicidade com a longevidade da carreira, relembrando a sua trajetória na competição, na qual afirmou ser impossível escolher o momento mais especial. O Sorocaba estreia na LNF 2015 na segunda-feira, contra o São Paulo, às 19h15, em Sorocaba (SP).
- Jamais imaginei jogar 20 Ligas. Participei do primeiro jogo da história da Liga Futsal, que foi um Corinthians e Internacional em Porto Alegre, em 1996. Perdemos por 4 a 1, fiz o gol do Corinthians e estou atrás desse vídeo até hoje (risos). Estou muito feliz por estar aqui jogando e brigando por títulos - afirmou Falcão, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2008.
Revelado pelo Guapira-SP, Falcão jogou a sua primeira Liga pelo Corinthians, em 1996. Em 1997/98, o ala foi desfilar o seu talento pela GM/Chevrolet, antes de transferir-se para o Atlético-MG onde conquistou o seu primeiro título. Considerado uma promessa, Falcão atuou ao lado de jogadores já consagrados como Manoel Tobias, Lenísio e Cacau. Na decisão, vitória por 5 a 4 sobre o Rio Miécimo, de Vander Carioca, com direito a três gols do craque.
- Todas os meus nove títulos tiveram a sua história, o seu momento e a sua forma, então fica difícil direcionar para uma só como o momento mais especial. Quando ganhei a primeira Liga pelo Atlético-MG, foi aquela sensação de primeiro título. Fiz três gols na final com direito a recorde mundial de público (superado no ano passado, quando 55 mil pessoas assistiram a Brasil x Argentina no Mané Garrincha). Tinha 22 anos e foi uma alegria muito grande para mim - comentou.
Depois de passagens por São Paulo e Banespa, Falcão aportou no Jaraguá em 2003 onde faria história. O primeiro título da Liga pelo clube catarinense veio em 2005, após rápida passagem pelo futebol de campo do time do Morumbi. Já com o status de melhor jogador do mundo, Falcão comandou o Jaraguá na inédita conquista diante do Atlântico Erechim. O título da Liga pela equipe catarinense também se repetiria em 2007, 2008 e 2010, em respectivas finais diante de Joinville, Ulbra e Marechal Rondon.
- Em 2005, eu já tinha mais responsabilidade, pois já era uma realidade no futsal, depois de ter passado pelo futebol do São Paulo. A Liga de 2007 foi a primeira final importante na Arena Jaraguá contra o principal rival, o Joinville. O jogo teve lotação máxima e foi muito bonito por isso tudo. Em 2008, fiz aquele gol de bicicleta do meio da quadra, que também foi muito especial. Em 2010 também foi especial, porque a gente sabia que o time iria acabar e já estava todo mundo direcionado para outros caminhos - ressaltou Falcão, lembrando que o Jaraguá desmontou a sua equipe no ano seguinte, só voltando em 2012 com outro patrocinador.
O desmanche do Jaraguá permitiu a Falcão realizar o sonho de defender o Santos, seu clube do coração. Em 2011, o camisa 12 foi contratado pela equipe da Vila Belmiro junto com outras estrelas como Valdin, Neto, Jé e Ricardinho. Confirmando o favoritismo, o Peixe conquistou a Liga daquele ano em final diante do Carlos Barbosa. Em 2012, novo clube e mais um título para a conta. Dessa vez, Falcão levou o Orlândia à inédita conquista diante do Joinville. O título pela equipe orlandina se repetiria em 2013. A vítima foi o Concórdia, com direito a gol decisivo de cabeça do camisa 12 na segunda partida da final.
- No Santos foi maravilhoso também, pois conquistamos o título no drama dos pênaltis com o Neymar na arquibancada. Em 2012, o projeto do Santos acabou e eu caí no Orlândia. O time nunca tinha chegado a uma final de Liga e nós conquistamos o título de uma forma bem especial depois de estar perdendo por 4 a 0 o segundo jogo. Em 2013 foi parecido, ganhamos a primeira fora de casa e o segundo jogo estava sufocante, até eu fazer aquele gol de cabeça no finalzinho - lembrou.
Mesmo com toda a idolatria em Orlândia (SP), Falcão mudou de equipe novamente no ano passado. O desafio da vez era jogar pelo Sorocaba, clube fundado pelo próprio camisa 12. Mesclando jogadores rodados como Tiago, Ricardinho e Rodrigo com jovens valores como Luan, Fellipe Mello, Pimpolho e Fernando, o time sorocabano surpreendeu os mais céticos e levou o título em final memorável diante do Orlândia, em Uberlândia (MG).
- Ano passado entramos como azarão da Liga, sem uma base definida. Conseguimos o título por termos crescido na competição na hora certa. Fizemos uma final histórica, quando levamos dois gols na prorrogação e conseguimos virar mesmo com o adversário tendo a vantagem do empate. Foi inesquecível o meu nono título da Liga - resumiu Falcão.
Sobre a edição deste ano, o camisa 12 ponderou que os times de maior investimento levam um certo favoritismo. Para o craque, Jaraguá, Joinville, Carlos Barbosa, Corinthians, Orlândia e Sorocaba largam na frente por terem montado melhores elencos.
- Analiso os favoritos mais pelos investimentos, embora sempre tenham boas surpresas. Jaraguá, que fez grande campanha ano passado, manteve a base, Carlos Barbosa deu uma renovada no elenco e o Joinville manteve uma base forte. Orlândia vem reforçado e o Corinthians montou uma equipe para acabar com esse negócio de semifinal e buscar o título (desde 2010, o Timão vem caindo na semi). Nós também estamos nessa briga. Correm por fora Guarapuava, Atlântico Erechim e um outro bloco de times. Acredito que será a Liga mais equilibrada dentre as últimas edições - concluiu.
fonte; sportv
Nenhum comentário:
Postar um comentário