Fartura de água faz do Vale das Cachoeiras um oásis de mata verde
Cachoeiras com água perene são encontradas em pleno sertão baiano. Ambientalistas querem transformar o local em área de preservação ambiental.
No horizonte, a equipe do Globo Repórter avistou o ponto de destino. Encoberta pela neblina da manhã, a Serra da Fumaça. A equipe passou pelos pequenos rios que descem das montanhas. Em busca de um tesouro nas terras do Semiárido, a 400 quilômetros de Salvador.
De longe, é possível ver as cachoeiras. A fartura de água faz da região um oásis de mata verde e flores coloridas. Pela frente, uma longa subida. O guia da equipe tem que abrir caminho com o facão. E tem muita urtiga, de um lado e do outro.
“Aqui é o nosso laboratório a céu aberto, e aqui, a gente fazendo pesquisa, cada vez mais descobrimos novas cachoeiras, novos lugares. Nós temos catalogados aqui já mais de 90 espécies de aves, mais de 50 espécies de orquídeas, isso aqui é um verdadeiro paraíso para um biólogo”, explica Rangel Carvalho, biólogo.
Planta silvestre ajuda a superar subida até o Vale
Mais alguns metros e a equipe do Globo Repórter ficou de frente para duas grandes quedas d'água. Parece incrível, em pleno Sertão baiano, encontrar um conjunto de cachoeiras com água perene. Uma delas tem 290 metros de altura, e vem de um rio que nasce no alto da Serra da Fumaça. Do outro lado, existe outra cachoeira muito alta. São seis ao todo, em uma região onde não mora ninguém. No local, não tem turismo e os ambientalistas estão lutando para transformar toda a área em um parque nacional, uma área de preservação ambiental.
Na Cachoeira do Ventador, uma das mais bonitas da área, é possível ver sete pequenas quedas antes da água despencar lá embaixo.
Veja o vídeo da Matéria.
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/11/fartura-de-agua-faz-do-vale-das-cachoeiras-um-oasis-de-mata-verde.html
Essas fotos foram tiradas no dia 7 de setembro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário