Meio milhão de reais é liberado para reconstrução de casas em Pilão Arcado
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai liberar R$ 500 mil para reconstrução de unidades habitacionais em Pilão Arcado. Pelo convênio assinado em dezembro, a prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 10 mil. A parceria vai ter dois anos de duração.
O dinheiro enviado a Pilão é oriundo da rubrica de controle da doença de Chagas já que o Ministério da Saúde classifica o município baiano como área endêmica com alto risco de transmissão da doença.
De acordo com as normas adotadas pela Funasa, as casas pilão-arcadenses a serem beneficiadas não suportariam melhorias mais simples (como a reforma da casa) e por isso terão que ser demolidas e reconstruídas.
O mal de Chagas é causado pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes do barbeiro. Esse inseto de hábitos noturnos vive em lugares como as frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros e casca de troncos de árvores.
A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram a corrente sanguínea pelo orifício da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário