ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

Santaluz: Moradores bloqueiam estrada no povoado de Lagoa das Cabras para cobrar asfalto à Yamana

Santaluz: Moradores bloqueiam estrada no povoado de Lagoa das Cabras para cobrar asDSC00362

Manifestantes cobram a pavimentação de cerca de 15 km da estrada que liga o município de Santaluz ao empreendimento da Yamana Gold | Foto: Notícias de Santaluz
Cerca de 500 pessoas, moradores de Lagoa das Cabras, Calumbi, Serra Branca, Lagoa do Boi, Volta da Serra e Tanque Novo, povoados do município de Santaluz, bloquearam um trecho da estrada que liga o município ao projeto C1 Santaluz da mineradora canadense Yamana Gold, na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 3h30 da madrugada. Os manifestantes cobram a pavimentação de cerca de 15 km da estrada, desde a sede do município até o Tanque grande,  e reclamam do descaso da Yamana Gold com os moradores da região. Os manifestantes atearam fogo em pneus e galhos de árvore para fechar a estrada e impedir o tráfego de veículos da mineradora.
“Além de nossas crianças estarem doentes por causa da poeira, a água que bebemos está comprometida pela terra que sai da estrada e invade as nossas aguadas. O convívio com a poeira está prejudicando a saúde das pessoas. Nosso povo está sofrendo com o descaso da Yamana”, reclamou Rizonaldo, conhecido como “Riva”, um dos representantes do movimento. Devido à complexidade da situação, uma guarnição da PM que esteve no local, formada por policiais do 4º Pelotão da Polícia Militar de Santaluz convenceu os manifestantes a se reunirem com representantes da Yamana Gold, no escritório da mineradora, em Santaluz. Segundo um dos policiais, a medida foi adotada para evitar desgaste entre os manifestantes e representantes da mineradora.
DSC00353
Manifestantes com cartazes durante o movimento | Foto: Notícias de Santaluz
Prefeito intermedia negociação e manifestantes liberam a estrada
A pedido dos manifestantes, o prefeito de Santaluz, Zenon Nunes Filho (PSD) e o vice-prefeito, Roudillys Rios (PSD) intermediaram a reunião, registrada em ata, entre os representantes da Yamana e membros de uma comissão, formada por moradores de quatro povoados envolvidos na manifestação. Após cerca de uma hora reunidos, foi marcada uma nova reunião para o dia 18 de dezembro, onde a Yamana deverá apresentar uma alternativa para o problema e, segundo os manifestantes, evitar um novo bloqueio. A estrada foi liberada por volta das 13h.
DSC00365
Manifestantes liberaram a estrada, após reunião intermediada pelo prefeito Zenonzinho | Foto: Notícias de Santaluz
Em conversa com o Notícias de Santaluz, o prefeito Zenonzinho, que se posicionou favorável aos manifestantes, disse que entende que a manifestação ocorreu de maneira pacífica, e que, por se tratar [a estrada] de uma das rotas alternativas ao projeto C1 Santaluz, a Yamana deve se sensibilizar com o sofrimento dos cidadãos e apresentar um projeto de melhoria para a estrada, diminuindo os impactos ambientais e o prejuízo causado à saúde das pessoas.
“Gostaria de agradecer a confiança que os cidadãos dos povoados de Lagoa das Cabras, Calumbi, Serra Branca, Lagoa do Boi, Volta da Serra e Tanque Novo depositaram em mim. Foi uma reunião bastante tranqüila, onde, juntamente com a comissão formada pelos moradores das localidades, cobramos uma solução por parte da Yamana, ao tempo em que, pensando em oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos luzenses, sobretudo os que vivem nas localidades afetadas, nos colocamos à disposição para, através de uma parceria público-privada colaborar com o que for necessário. Sabemos que existem outros problemas, e continuaremos cobrando por parte da Yamana Gold, atitudes que possam beneficiar as comunidades em torno do projeto C1 Santaluz”, declarou o prefeito Zenonzinho.

Redação Notícias de Santaluz falto à Yamana

Nenhum comentário:

Postar um comentário