A Ferbasa vem adotando, desde o início da pandemia (março), um rígido protocolo de prevenção da COVID-19, direcionado a preservar a integridade física e mental, assim como a qualidade de vida dos seus colaboradores. As ações realizadas, que inclusive antecederam os decretos dos órgãos públicos oficiais sobre o tema, incluem um rigoroso protocolo médico que busca prioritariamente salvaguardar a saúde dos colaboradores diretos e indiretos, bem como enfrentar o cenário de pandemia, buscando garantir os empregos, apoiando a comunidade local e auxiliando o poder público na importante tarefa de proteger a economia dos municípios onde atua.

Nesse sentido, ainda em março, o grupo empresarial iniciou a adoção das seguintes medidas:

- Teletrabalho para funções administrativas;

- Afastamento dos colaboradores com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas previamente identificadas pelo Serviço Médico do grupo, sem nenhuma perda de salários ou benefícios;

- Afastamento imediato dos colaboradores que apresentem sintomas gripais, mal estar ou dores no corpo. Essas pessoas seguem em quarentena por no mínimo 14 dias, sem perda de nenhum benefício e contando com avaliação constante realizada pelo Serviço Médico;

- Aferição de temperatura em ônibus e nas portarias das unidades, além da triagem de sintomas;

- Obrigatoriedade do uso da máscara em todos os ambientes das empresas, sendo as máscaras confeccionadas por costureiras da comunidade, em alinhamento com as ações de responsabilidade social da empresa, voltadas à geração de renda;

- Orientação massiva para a higiene das mãos e disponibilização de álcool gel nas áreas comuns;

- Intensificação da higienização de áreas administrativas e operacionais com produtos para desinfecção recomendados pelos órgãos de vigilância sanitária;

- Ampliação da assepsia de maçanetas, corrimãos, botoeiras e aparelhos de ar condicionados, veículos e equipamentos de transporte de colaboradores diretos e indiretos da Companhia;

- Apoio às prefeituras e comunidades para desinfecção de vias públicas;

- Sinalização do distanciamento social mínimo exigido em refeitórios, vestiários, salas de lanches e áreas de grande circulação, com orientações e fiscalização constante da Patrulha da Saúde;

- Escalonamento de pessoal e de transportes, com sinalização do distanciamento mínimo exigido, como forma de evitar aglomerações nos horários de entradas e saídas;

- Restrição de uso de ambiente, como áreas de descanso e auditório;

- Campanhas informativas de prevenção, diárias e semanais;

- Plano de apoio às comunidades, com doações de alimentos, itens de higiene, material hospitalar e respiradores. Ao todo, a empresa já distribuiu equipamentos hospitalares que perfazem um orçamento de R$ 300 mil, cerca de 140 toneladas de alimentos, atomizadores e pulverizadores para sanitização de áreas públicas dos municípios assistidos e 2 respiradores para o Governo do Estado da Bahia, além da participação como cotista na entrega de mais um respirador;

- Para ampliar a atenção aos colaboradores e seus familiares, foi criado um canal de atendimento direto para o Serviço Médico. Ao ligar de forma gratuita e sigilosa para o 0800 071 8700, qualquer pessoa pode falar com os profissionais da área médica, esclarecer dúvida, informar sintomas e receber orientações;

- Diversas outras ações internas, como suspensão de viagens, de reuniões presenciais, eventos e treinamentos, antecipação da campanha de vacinação contra a gripe e disponibilização de aplicativo para acolhimento emocional intensificam os cuidados com a prevenção da COVID-19;

O Serviço Médico da Ferbasa segue um protocolo de realização dos testes para diagnóstico da COVID-19 que priorizou, inicialmente, o público com sintomas e em quarentena, incluindo os colaboradores que tiveram contato com pessoas contaminadas.

Para apoiar a sociedade, foi realizada a doação 120 testes para Andorinha e 120 para Campo Formoso. Está prevista a ampliação dessa ação, com a compra de mais um lote de testes.

Prezando pela transparência das informações e pela preocupação imediata com o bem-estar dos colaboradores e do público em geral das comunidades do nosso entorno, desde que foi iniciada a testagem são divulgados boletins semanais com o registro de todos os casos ativos, recuperados e negativados. Esses dados são encaminhados também para a Vigilância Epidemiológica dos municípios para controle por parte dos órgãos de saúde correspondentes.

Todos os colaboradores têm acesso às informações sobre prevenção, importância do uso da máscara e do distanciamento social dentro e fora da empresa. Mas os cuidados não se limitam à orientação. O grupo da “Patrulha da Saúde” faz abordagens educativas dentro e fora da empresa, nos pontos dos ônibus, nas entradas das unidades, nos refeitórios e corredores, sinalizando desvios e reforçando as mensagens divulgadas pelas campanhas.

A Companhia busca, dia após dia, progredir com as ações protetivas, de forma a garantir a sobrevivência da empresa e a manutenção dos empregos nesse momento tão complexo e, consequentemente, no futuro. Para tanto, contratou um infectologista que avalia de forma crítica e minuciosa todas as medidas adotadas, apontando oportunidades de melhorias, que são imediatamente implementadas.

Os incansáveis esforços são empregados para combater a pandemia da COVID-19, esse inimigo que assola todo o planeta, protegendo as VIDAS, objetivo mais nobre da Ferbasa.

 

 

 

Posto para triagem na rodovia para controle de sintomas e higienização de veículos.

 

Patrulha da Saúde em ação educativa

 

Aferição de temperatura de todas as pessoas que ingressam na empresa.

 

 

 

O distanciamento social é uma das medidas protetivas, com demarcação no solo, fechamento de espaços de uso comum e limitação de quantidade de pessoas por ambiente.

 

Escalonamento de colaboradores nos refeitórios e transportes como medida de distanciamento

 

Ampliação e adequação das estruturas de higienização, inclusive as destinadas aos caminhoneiros.

 

A higienização foi intensificada em toda a empresa, utilizando equipamentos e produtos indicados pelos órgãos sanitários.

 

 

A higienização também é realizada em vias públicas de Andorinha, como apoio à comunidade local para a prevenção da COVID-19.

 

 


As orientações de prevenção são divulgadas em todas as áreas da Ferbasa.

 

 


Doações de cestas básicas e itens de higiene como apoio às comunidades para o enfrentamento da pandemia.

 

 


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