sermao-semana-santa

Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
Em andorinha teve inicio as 05:00 horas da manhã com a procissão da Igreja Católica, em caminhada pelas ruas da cidade. 
Como é de tradição, em uma longa caminhada moradores sobe a serra pela manhã, levando água e vinho, e prestigiar a paisagem da bela natureza. 

Na subida com destino ao topo da serra, nada melhor do que um vista do amanhecer do sol.



Bairro da Vila Peixe.

As margens das águas do Açude da Ité, vista do topo da Serra.

Vista e estrutura da cidade de Andorinha.

Andorinha e Vila Peixe.

O imenso Cruzeiro fica minusculo entre as serra do cabocó, mais conhecida por serra do 14 e a serra do Caldeirão da Vaca que fica entre andorinha e o povoado do Caldeirão da Vaca.

Açude de Andorinha, próximo ao Povoado de Caldeirão da Vaca;


A tarde a subida do Cruzeiro a espera do anoitecer para apreciar a belíssima imagem da lua. 





Apresentação da Via Sacra 2016.
Neste ano de 2016 foi apresentado a 28º exibição da Paixão Cristo.
Na década de 80 acontecia nas ruas de Andorinha um grande espetáculo teatral que narrava a trajetória de Jesus Cristo na Terra. Em um dos dias da Semana Santa, os estudantes da Escola Márcio Seno, conceituada escola do Município, liderados pelo professor Wallace, caracterizavam-se e reviviam a mais bela de todas as histórias da humanidade. O espetáculo acontecia por toda a cidade e era acompanhado atentamente pela população andorinhense da sede. O evento rendeu elogios e comentários que perduraram por vários anos.

A juventude de nossa comunidade continuou a fazer as apresentações durante as comemorações da Semana Santa, na Igreja Católica, no espaço da Igreja Velha e posteriormente na Igreja Nova. Porém, a apresentação era bem mais humilde, com um público menor e sem maiores investimentos financeiros.

Em virtude da população nunca ter esquecido as belas apresentações ocorridas inicialmente, o Departamento Municipal de Cultura lançou no ano de 2005 o Projeto de Revitalização da Via Sacra, com participação de mais de 60 atores, em sua maioria crianças e adolescentes.

Em 2010 a Via Sacra foi coordenada pela Companhia de Arte-Educação e Cultura Popular de Andorinha, And’art com apoio do Departamento Municipal de Cultura, com participação de mais de 100 atores.

O espetáculo tem um público estimado de 04 mil pessoas.
 



Fonte: Mapeamento das Expressões Culturais do Municício de Andorinha


Mais uma vez o público comparecer para prestigiar a 28º edição da Paixão de Cristo. 











Andorinha Zoom

Reações:

Postar um comentário

 
Top