7499123974

Anuncie Aqui!

ANDORINHA: CORRIDA DE ARGOLINHA NA FAZENDA COXO

Neste sábado 30 de setembro, foi realizado a Corrida de Argolas na Fazenda Coxo no município de Andorinha. A equipe dos Russianos de cor e branco venceu a equipe dos Japoneses de cor vermelha e branca por 109 a 91 argolas, uma realização de China, Etu e amigos.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto
Logo após a corrida, festa dançante om Banda Novo Sacode e Mailton do Acordeon.


Você sabia que o Nordeste conserva até hoje uma tradição que vem desde os tempos medievais? É verdade! A corrida de argolinha é um jogo que foi trazido para o Brasil pelos portugueses no século XVI e é até hoje praticado em cidades do interior nordestino, que celebram e transformam o jogo em uma verdadeira festividade.
Quando pensamos no período medieval, uma imagem comum que nos vem à mente são os cavaleiros montados em seus cavalos, com lanças e espadas para se defenderem nas batalhas ou para disputar algum torneio. A corrida de argolinha tem relação com essa imagem, quer saber por que?

Como é a corrida de argolinha?

A corrida funciona com homens montados em seus cavalos, que devem retirar com a ponta de sua lança pequenas argolinhas do tamanho de um anel, presas por barbantes em um poste enfeitado de papel colorido.
Os cavaleiros estão sempre em alta velocidade e devem exercitar sua pontaria para conseguir resgatar as argolinhas. Segundo a tradição, como as argolinhas são similares aos anéis, elas devem ser oferecidas às mulheres ou às pretendentes dos competidores como um símbolo de amor.

Roupas típicas

Hoje em dia é raro encontrar cavaleiros vestidos a caráter, mas na tradição completa os competidores usam fardas tradicionais na cor branca e são divididos em times de cor vermelha e azul. Os detalhes das vestimentas são completados com chapéu, faixas na cintura e na camisa.
Segundo a tradição medieval, os azuis representavam os cristãos e os vermelhos representavam os pagãos, aqueles que não compartilhavam dos mesmos valores pregados pelo cristianismo. Mesmo que hoje essa representação seja pouco praticada, as regras são as mesmas de antes.

Como competir?

Os competidores dividem-se em duas equipes e as corridas acontecem em dupla, sendo que uma dupla corre de cada vez. A partir da largada eles correm em disparada com seus cavalos e vence a equipe que mais conseguir retirar as argolinhas dos postes.
Em muitas competições, prêmios são oferecidos aos ganhadores, como garrote, carneiros, burrinhos, entre outros. Eles dependem dos organizadores de cada competição e do porte do evento, quase sempre promovido em um ambiente rural.






















Postar um comentário

0 Comentários