7499123974

Anuncie Aqui!

Itiúba: Homem é detido suspeito de receptação de veículo

Por volta das 12:00h do último sábado (22) em Itiúba/BA, foi preso em flagrante, por prepostos da Polícia Civil com o apoio da Polícia, Alex Braini Almeida dos Santos, por suspeita de receptação de um veículo, objeto de Estelionato (tipificação Preliminar) na Cidade de Mundo Novo/BA.
Conforme a ocorrência 0219/17 da Delegacia Terrirorial de Mundo Novo, a vítima colocou o seu veículo à venda pelo site da OLX, um veículo Fiat, Uno Way 1.0, cor Branca e foi contactado por um indivíduo interessado, que não terá seu nome revelado em virtude das investigações. O sujeito ao fechar negócio confirmou o pagamento através de um depósito em conta corrente de um cheque sem fundos. Como a vítima verificou em extrato bancário ter havido realmente o depósito de um cheque, sem prestar atenção de se tratar de um valor ainda bloqueado, entregou o veículo ao suposto comprador.
Dias depois obteve a informação do banco de que o cheque depositado não teria fundos.
O capturado se encontra a disposição da Justiça na carceragem da Delegacia de Itiúba.
Orientações à população
Embora hoje exista grande facilidade em vender ou comprar objetos pela rede mundial de computadores, orientamos as pessoas a adotar maiores cautelas quanto à celebração dos negócios, principalmente em se tratando de veículos:
Caso seja o vendedor.
1 – só fazer a entrega do bem após a constatação certa de ter recebido o pagamento (prestando atenção no saldo da conta, por exemplo, ou buscando maiores informações ao banco);
2- Evitar o recebimento de cheques sem adotar cautelas como consultar sua origem e autenticidade junto ao banco emissor;
3 – Se a transação se der por cartão, somente liberar o bem após a certeza de concretização da transação;
4- Em se tratando de veículo, somente efetuar a entrega do bem após o preenchimento do Certificado de Registro de Veículo, pelas duas partes (comprador e vendedor), e reconhecimento das firmas em cartório por ambos.
No mesmo instante, após o reconhecimento das firmas, o vendedor deve fazer cópia autenticada do documento. Esse procedimento se torna importante, pois a cópia autenticada é documento exigido para a realização da comunicação de venda do veículo junto ao DETRAN.
5- sempre guardar os dados da pessoa com quem está negociando.
Caso seja o comprador
1- nunca fazer o pagamento sem que haja se certificado pela existência real do Bem, através de verificação pessoalmente, por exemplo;
2- Em se tratando de um veículo, não fazer o pagamento antes de ter certeza que o veículo não possui gravames ou restrições administrativas ou judiciais, multas, dívidas de impostos, bem como não apresentar inconsistências entre as numerações de chassi, motor e outros com os dados constantes na base do DETRAN; Verificar visualmente as numerações de motor e chassi ter certeza que conferem com os documentos e não apresentam nenhuma irregularidade.
E após verificação de todos estes itens somente fazer o pagamento integral após o preenchimento e reconhecimento das firmas de comprador e vendedor (requisito para a transferência de propriedade junto ao DETRAN);
3 – sempre desconfiar de objetos com preços muito abaixo do valor de mercado;
4- Nunca fazer adiantamento de Pagamento (pretexto mais utilizado pelos criminosos para assegurar a venda).
Cada objeto por suas peculiaridade conservam orientações próprias, no entanto bom senso e cautela é uma regra geral
Em qualquer desconfiança de fraude buscar a Delegacia mais próxima.
Fontes: Dpc Atilio Tercio e Udenilson

Postar um comentário

0 Comentários