7499123974

Anuncie Aqui!

População de Monte Santo sofre sem água há mais de 30 dias na cidade e nos povoados.

Moradores do Município de Monte Santo têm sofrido com problemas no abastecimento de água potável há mais de um mês.

Moradores do município de Monte Santo têm sofrido com problemas no abastecimento de água potável há mais de um mês. Segundo informações dos próprios moradores, os problemas começaram em novembro quando a Embasa interrompeu o fornecimento de água por vários dias e justificou tratar-se de um problema de vazamentos em uma Adutora, problema este que foi se agravando até que em 1º de dezembro/2016 a Embasa emitiu uma Nota informando que um problema causado no fornecimento de água deixou Cidades como Monte Santo Nordestina e Cansancão sem abastecimento por vários dias. Após esse Comunicado o fornecimento de água foi reduzindo até o corte geral que já dura mais de 30 dias. A Equipe do montesanto.net percorreu os quatro cantos da Cidade e constatou que a falta de água é geral, moradores da Rua Nova, Minha Casa Minha Vida, da Praça Monsenhor Berenguer e da Rua da antiga Rodoviária estão sem água e sobrevivendo com racionamento a partir do restinho das reservas nos tanques e cisternas.
 
O problema também ocorre em diversas localidades dos Municípios afetados como no Povoado de Lagoa do Meio, em Monte Santo onde um morador relatou através de uma página do Facebook que "aqui em Lagoa do Meio não cai água há mais de 20 dias, porém as contas não param de chegar" 
 
A situação se agravou ainda mais, tendo em vista o período de seca na nossa Região que resultou na escassez de água nos reservatórios naturais. Outro problema é que segundo relatos, os horários em que a Embasa libera a vazão de água são impróprios. Segundo uma moradora da Praça Monsenhor Berenguer, a água caiu por alguns minutos às 03:00 horas da madrugada, mas não foi suficiente para aliviar a situação tendo em vista que diversos moradores fecham o registo durante a noite com medo de ser taxados e ter as contas mais caras ao serem cobrados pelo ar que passa nos canos, outro problema que tem gerado transtornos para todos os moradores.
 
A última Nota oficial da Embasa sobre o problema foi emitida pela Empresa em 25/01 onde relata:
 
"O fornecimento de água nos Municípios de Euclides da Cunha, Cansanção, Monte Santo, Nordestina e Quijingue foi reduzido na manhã de hoje (25) em 20% da sua capacidade normal, após um equipamento de captação de água do Poço I apresentar um problema técnico. Por causa disso, a água poderá levar um tempo maior para chegar nas residências, principalmente as situadas nas partes mais altas das sedes e na zona rural dos municípios afetados.
O equipamento já está sendo substituído. Os serviços totais de instalação e manutenção serão concluídos na próxima sexta-feira (27). Após a conclusão dos trabalhos, o abastecimento de água voltará a ser realizado em sua vazão normal, regularizando a oferta de água gradativamente"
 
 
Ocorre que os dias se passaram e até a presente data (07/02) a Cidade de Monte Santo e diversos Povoados estão sem água, Diante desta situação, várias pessoas se mobilizaram através das redes sociais, como é o caso da jovem Marília Gabriela que propôs fazer um abaixo assinado e levar até a Embasa e à Promotoria Pública em busca de uma solução imediata para o problema. Diante disso nossa Equipe dirigiu-se até a Sede da Embasa no Município, que informou que tem recebido várias reclamações e já está ciente do problema, e que a pedido do Vereador Rodinei da Silva Tolentino, uma equipe de Senhor do Bonfim virá até a Cidade nesta terça feira(07/02) para realizar uma Audiência Pública e na Câmara de Vereadores, às 13:30 hs, para prestar esclarecimentos à população, bem como encontrar meios para solucionar o problema.

Ainda segundo o Vereador Rodinei, as reclamações da população é geral nos locais servidos pela Embasa, razão pela qual apresentou o problema à Embasa de Senhor do Bonfim, recebendo confirmação na manhã de ontem (06/02) de que poderia marcar a Audiência para o dia de hoje e assim a população de Monte Santo poderá participar do Evento, comparecendo à Câmara no horário indicado acima para ouvir os representantes da Embasa.
Mais informações serão complementadas por aqui, após a Audiência Pública. 

Está acontecendo problemas com o abastecimento de água em sua residência? Deixe os comentários abaixo. Você também pode ligar e fazer uma reclamação para a central da Embasa em Monte Santo através do número 3275-1100 ou direto na central da Embasa (74) 3541-8400.
 
Fonte: MonteSanto.net

Postar um comentário

0 Comentários