7499123974

Anuncie Aqui!

Prejuízos da seca prorrogam situação de emergência em Itabuna

Cidade está em situação de emergência desde dezembro de 2015.
Segundo prefeitura, seca traz graves consequências ao consumo humano.

Estiagem em Itabuna (Foto: Reprodução/TV Bahia)Estiagem em Itabuna é registrada há mais de 9 
meses (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Com estiagem há mais de nove meses, a cidade de Itabuna, sul da Bahia, segue em estado de emergência com decreto publicado pela prefeitura.
Segundo comunicado da administração, a seca causa graves consequências ao abastecimento de água para consumo humano e prejuízos aos segmentos econômicos, a exemplo da agropecuária, indústria e comércio.
O decreto, publicado no dia 3 de junho, prorroga por 180 dias a situação de emergênciadeterminada no município em dezembro do ano passado. De acordo com a prefeitura, a falta de chuvas paralisou a captação de água nos rios Salgado, Colônia e no Almada, onde houve a redução em até 97% da captação na Estação de Rio do Braço.
A prefeitura destaca que a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas.
Com o prolongamento da situação de emergência, a prefeitura de Itabuna pode buscar apoio junto aos governos estadual e federal. O decreto ainda autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à estiagem, com o objetivo de facilitar ações de assistência à população mais afetada.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itabuna, a captação de água está sendo feita nas estações da Embasa, em Travessão, e em São José da Vitória, para garantir diariamente 1 milhão de metros cúbicos necessários à oferta de água nos 140 reservatórios distribuídos em locais estratégicos para abastecer a população de Itabuna.
Desde março, segundo a prefeitura, são investidos R$ 1.579 mil na operação carro pipa, recurso financeiro que está sendo repassado pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

O comunicado diz ainda que a prefeitura e o governo estadual pretendem ampliar a oferta de água com a instalação de mais 40 reservatórios de 10 mil litros, que serão abastecidos com água potável e tratada dos mananciais dos rios Iricó, em Travessão, e do poço artesiano aberto pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), no Serrado, em Itabuna.
do g1 - BA

Postar um comentário

0 Comentários