7499123974

Anuncie Aqui!

ROMARIA AQUECE TURISMO RELIGIOSO EM MONTE SANTO-BA NO FERIADÃO Leia mais: http://www.portallformosa.com/news/romaria-aquece-turismo-religioso-em-monte-santo-ba-no-feriadao/

Romeiros de várias partes do país, principalmente da região Nordeste, participam, desta sexta-feira (30) até domingo (1°), da Romaria de Todos os Santos, realizada no município de Monte Santo, localizado no sertão baiano, a 352 quilômetros de Salvador. A manifestação religiosa tem mais de 200 anos de tradição, ocorrida na cidade que tem a religiosidade como atrativo mais forte.

A parte religiosa da festa é marcada por uma caminhada de quatro quilômetros até o Santuário da Santa Cruz. Durante o caminho, os romeiros agradecem as graças alcançadas, fazem e renovam pedidos de bênçãos, entoando cantos e rezas, ou seguem em oração silenciosa. A expectativa é de que cheguem a Monte Santo, para os festejos, mais de 100 mil pessoas, fomentando o turismo religioso na Bahia.

Na sexta (30), uma missa, às 20h, na Igreja Matriz, abre a programação do Dia de Todos os Santos, que segue no dia 1º (domingo), com missas às 5h, 7h, e 9h, na Igreja Matriz, e às 7h, no Santuário da Santa Cruz.

O ponto alto da romaria acontece no sábado (31). Às 10h, os romeiros seguem em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que chega da cidade de Senhor do Bonfim, localizada a 376 quilômetros de Salvador. O cortejo sai da Praça João Durval, na entrada da cidade, em direção à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Praça Monsenhor Berenguer, onde é celebrada uma missa às 11h.

Durante o dia, ocorrem celebrações às 15h30, 17h30, 19h30 e 21h. Confissões, procissão, subida ao santuário, com os visitantes rezando terços e entoando ladainhas, fazem parte do evento religioso.

A programação musical da Festa de Todos os Santos acontece na noite de sábado, no espaço de eventos da cidade. Vão animar moradores e turistas os cantores Bel Marques, Daniel Vieira , além de Brega & Vinho, Mala 100 Alça e Forrozeiros da Muleka. Também no sábado, às 21h, será apresentado o documentário Memória da Pedra, de Luciana Lemos, na Praça Monsenhor Berenguer.

Visitantes 

Com as festividades em torno do Dia de Todos os Santos, a cidade mostra seus aspectos culturais e religiosos. A chegada dos visitantes muda a rotina do município e o cotidiano dos moradores. Além do hotel e das pousadas procurados pelos visitantes, muitos moradores alugam quartos, transformam a casa em bar ou restaurante para atender a quem chega.

O fluxo de pessoas movimenta o comércio, que ganha reforço com a outra parte da festa, que reúne apresentação de shows comandados por nomes do cenário da música nacional. Para quem visita a cidade, além dos pontos religiosos e históricos, uma boa pedida é experimentar nos restaurantes a culinária local, que, entre outros pratos, oferece sarapatel e bode assado na brasa.

Tradição

O Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro, é uma data dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Já a romaria começou em 1775, quando o frei capuchinho Apolônio de Toddi, após celebrar uma missa no dia 31 de outubro, em uma capela improvisada, disse aos fiéis: “Nos dias santos venham visitar os santos lugares”. Esse dia, então, foi instituído como o dia da Romaria de Todos os Santos.

Monte Santo 

A cidade de Monte Santo está situada em local sagrado, na parte mais baixa de um monte. Do alto, dá para avistar toda a cidade, os vales e montanhas que circundam o município. A trilha até o Santuário de Santa Cruz foi construída em pedra. Ao longo do caminho, se encontram 23 capelas, sendo que suas alvenarias chamam a atenção por representar quadros da Via Sacra. Entre as datas religiosas comemorativas na cidade estão a Quaresma, Semana Santa, Novenário de Nossa Senhora, Trezena de Santo Antônio e a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, dentre outras.

A Praça Monsenhor Berenguer concentra grande parte do preservado casario colonial, a exemplo dos prédios residenciais e da prefeitura, datados do século XVIII, e do imponente Canhão de Canudos, construído no final do século XIX. O Museu do Sertão guarda um vasto arquivo histórico e artístico. Uma curiosidade é a réplica do meteorito de Bendegó, encontrado às margens do rio de mesmo nome, em 1784.

Portal Formosa, seu portal de notícias - Fonte: ASCOM GOVBA


Leia mais: http://www.portallformosa.com/news/romaria-aquece-turismo-religioso-em-monte-santo-ba-no-feriadao/

Postar um comentário

0 Comentários