7499123974

Anuncie Aqui!

Mais de três mil projetos inscritos para seleção no Bahia Produtiva


 
As inscrições dos três primeiros editais de chamadas públicas, lançados pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), superaram as expectativas. 

Ao todo, foram 3.157 inscrições.  Foram cadastradas 247 manifestações de interesse para a chamada de apoio a cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura, 313 para apoio da bovinocultura de leite e 2.597 para apoio a subprojetos socioambientais. 

O investimento total dos editais é de R$ 80 milhões, com recursos do Estado e do Banco Mundial. Serão beneficiados agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos e comunidades tradicionais e famílias assentadas de reforma agrária de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. 

De acordo com o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, as manifestações de interesse já estão sendo analisadas e selecionadas pela equipe técnica da CAR. “Esses projetos serão conveniados e nós faremos todo o acompanhamento da execução e fiscalização de controle”.

Para Dias, os editais são importantes para fomentar esses três setores no estado. “Os editais irão ajudar a dinamizar a cadeia da apicultura e da bovinocultura de leiteira, dois importantes setores onde os agricultores familiares têm condições imediatas de dobrar ou triplicar suas rendas, com investimentos em suas propriedades e nas unidades de beneficiamento. Já o edital socioprodutivo é mais amplo e vai ajudar os agricultores a desenvolverem atividades que vão ajudar na segurança alimentar e nutricional, mas também gerar um excedente de frutas e verduras que vão para o mercado”, ressaltou.

Associações e cooperativas capacitadas

Desde a abertura dos editais do Bahia Produtiva, os assistentes territoriais do projeto atuaram nos 27 Territórios de Identidade da Bahia com a realização de capacitações para associações comunitárias, sindicatos e cooperativas dos municípios consorciados, visando à concorrência aos editais do projeto.

Para o assistente territorial do Bahia Produtiva, Eduardo Lima, o número de manifestações mostra que o trabalho realizado pela equipe do Bahia Produtiva está de parabéns. “Fazemos nosso trabalho sempre lembrando que um projeto desse vai trazer mais alegria  e conforto pra uma família que realmente necessita. É satisfatório”. 

Já o assistente territorial Gilmário Mendes ressaltou que o número de inscrições é inédito na história desse estado. “A mobilização e participação de grupos da Agricultura Familiar foi intensa e temos grupos que concorre a um edital pela primeira vez. O Bahia Produtiva é inclusão Produtiva e Social”. 

O beneficiário Romildo Dias Teles, da comunidade de Patos, localizada em Caldeirão Grande, destacou que a capacitação foi uma oportunidade de ter acesso à informação. “Pudemos tirar dúvidas e participar de uma ação que pode trazer para nós do campo uma oportunidade de trabalho”. 
 
 

Postar um comentário

0 Comentários