7499123974

Anuncie Aqui!

INCÊNDIO JÁ ATINGE CERCA DE 6% DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA


 
Dois aviões air tractor do Ibama chegaram, por volta das 17h desta terça-feira (15), ao aeroporto de Tanquinho, centro-sul da Bahia, para auxiliar no controle do incêndio que já atinge cerca de 9 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
As aeronaves são de pequeno porte e têm capacidade de armazenamento de 2 mil e 3 mil litros de água cada. Apesar da ajuda, a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcela Marins, acredita que os aviões não são suficientes para controlar o fogo. “O ideal para combater são helicópteros, porque levam os brigadistas até o local”. 

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), informou, em nota, o envio de um helicóptero modelo esquilo, que deve chegar na Chapada no início da tarde de amanhã.
O incêndio teve início na Serra do Ramalho na sexta-feira, próximo ao município de Andaraí. De acordo com o presidente dos Combatentes de Incêndio Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, o fogo avança em direção ao Vale do Pati.
“A radiação é tão grande que não sobra nem os ossos dos animais. Estamos pedindo um helicóptero há três dias. Até agora só perdemos a batalha. Sem essa ajuda não tem como ganharmos”, disse Homero.
Outro incêndio na região do Gerais do Vieira, próximo ao vale do capão havia sido controlado, mas não extinto, no domingo. Na madrugada de hoje o fogo se alastrou, à tarde chegou até a nascente do Rio Preto e, segundo estimativa do ICMBio, já compreende uma área de 7. 500 hectares.


Leia mais: http://www.portallformosa.com/news/incendio-ja-atinge-cerca-de-6-do-parque-nacional-da-chapada-diamantina/

Postar um comentário

0 Comentários